-A A +A
São Mateus - ES

Atividades Complementares

As atividades complementares são aquelas de lire escolha do graduando, desde que inserida no contexto de sua formação acadêmica. Tais atividades serão exigidas para integralização da carga horária do curso, ou seja, são requisito obrigatório para conclusão da graduação. Objetivam oferecer aos discentes a oportunidade de complementação dos conteúdos vistos em sala de aula, contribuindo na formação técnica e intelectual do futuro profissional. Elas podem ser realizadas em qualquer etapa do curso.

Tipos de Atividades Complementares

Entende-se por atividades complementares:

  • Participação em congressos e similares;
  • Simpósios temáticos e encontros periódicos de pesquisa por especialidade;
  • Convalidação de créditos obtidos em outra instituição de ensino superior brasileira ou estrangeira, desde que se integrem com o Projeto Pedagógico do Curso;
  • Desenvolvimento de projetos ou parcerias de caráter social;
  • Publicações de artigos científicos;
  • Participação em atividades culturais;
  • Participação em programas de pesquisa, ensino ou extensão;
  • Disciplinas eletivas;
  • Outros.

Comprovação de Atividade Complementar

O aluno deve cumprir a carga horária de atividades complementares prevista em seu currículo de curso (atualmente 180 horas) e para que as horas sejam contabilizadas, é necessario comprovação da realização da atividade.
A comprovação é feita por meio de declaração, certificado, cópia do trabalho realizado, ou algum outro tipo de registro. Nas atividades em que não há emissão de comprovantes, o aluno poderá solicitar uma declaração emitida pelo Colegiado do Curso, que será assinada pelo responsável pela atividade.

Procedimento para integralização das horas de atividades complementares.

Como mencionado anteriormente, caso as atividades complementares não forem cadastradas, o aluno não receberá diploma.
 
Um professor do curso será responsável pela coordenação de atividades complementares e este atribuirá valor a cada atividade, mediante a uma tabela definida pelo colegiado de curso, em anexo no fim da página. Para que essa atribuição ocorra, toda a documentação comprobatória deve ser protocolada na Secretaria Única de Graduação (SUGRAD) através do arquivo "Requerimento atividades complementares - DETEC" em anexo. 
 
O preenchimento do arquivo se dará como segue:
  • A primeira página do arquivo deve ser impressa uma única vez, preenchida e assinada, com excessão do espaço para carga horaria total, que é de preenchimento do professor coordenador.
  • A segunda página deve ser impressa quantas vezes for necessario, até ser possivel inserir todas as atividades desempenhadas. O campo de carga horária total deve ser preenchido em concordância com o certificado que será anexado, já o campo do código da atividade deve ser preenchido de acordo com o arquivo "ativComplemeEQ", também em anexo. A cada três atividades, os certificados devem ser anexados em ordem que aparecem na página, e só então prosseguir para próxima página.
Todo esse material deverá ser encadernado e protocolado na SUGRAD. Os certificados originais devem ser apresentados para que se possa conferir as cópias anexadas. Aconselha-se verificar o prazo para solicitação de colação de grau e entregar toda a documentação 15 dias antes.
 
Observação 1: A matrícula ou aproveitamento de disciplinas eletivas como atividades complementares cursadas na UFES ou em outra instituição, deverá ser solicitada ao Colegiado do Curso. A contagem de carga horária será estabelecida pelo Colegiado, de acordo com a relevância da disciplina para o curso.
 
Observação 2: Outras atividades não previstas nos itens anteriores relativas a quaisquer atividades, acadêmicas ou não, serão encaminhadas para o respectivo Colegiado de Curso para análise. O responsável pela coordenação de atividades complementares atribuirá valor a cada atividade, para que possa ser incluída no Histórico do aluno.
 
 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900